sexta-feira, 6 de julho de 2012

Um pouco de Gerência de Projetos (Equipe)

Esse é a última parte da nossa conversa sobre Gerencia de Projeto.

Estarei neste tópico falando um pouco sobre equipe.

Cada integrante da equipe envolvido no projeto são conhecidos como os 'stakeholders' (parte interessada).

É importante que o gerente do projeto conheça os interesses de todos os envolvidos.

No momento em que estiver definindo o escopo, o Gerente de Projeto vai saber quais habilidades serão necessárias. Esse vai ser o momento de formar a equipe com experiência necessárias para o projeto. Em alguns projetos existe muito conhecimento técnico envolvido...devido a isso o Gerente de Projeto deverá buscar a ajuda de um 'líder de projeto'. Esse líde deverá ser um profissional de alto conhecimento técnico e com capacidade de liderança. Não pode ser um profissional pleno, mas de preferência um sênior, com fácil acesso aos demais integrantes da equipe.
O líder de projeto deverá ser o 'braço direito' do Gerente de Projeto. Faça de tudo pra ele estar sempre do seu lado. Pois ele será seu guia, sua ajuda.

A equipe deverá ter competência têcnica para a viabilização das soluções propostas, respeitando a diversidade, tendo uma postura ética com transparência e profissionalismo. Deverá respeitar os relacionamentos interpessoais e ter proatividade nas ações e ser um agente de mudanças.

Sempre envolva sua equipe, fazendo que eles se sintam responsáveis pelo projeto.

Espero que tenham aproveitado a leitura.

Obrigado a todos.

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