quinta-feira, 5 de julho de 2012

Um pouco de Gerência de Projetos (Escopo)

Hoje vou falar um pouco sobre 'Escopo de Projeto'.

Isso é complicado, já vi cada escopo de dar medo.
 
Para que um escopo tenha o resultado desejado, que é, ter um projeto finalizado com os recursos necessários e funcionais, você tem que separar o 'joio do trigo', ou seja, definir o que deve ser feito e o que não deve ser feito, pelo menos na fase inicial do projeto.

Pessoas que não tem muito conhecimento deixam se levar por discussões que se extendem por horas e até dias buscando soluções que vão deixar o projeto final totalmente 'perfeito'. Isso é bom...mas na maioria das vezes atrapalha e leva a um desgaste desnecessário. Gastando horas preciosas.

O Gerente de Projeto tem que mostrar e deixar bem claro pro cliente que não é por que um determinado recurso não está sendo implementado agora, que ele vai ficar fora do escopo. Mas que o mesmo poderá ser implementado em uma segunda ou terceira versão. Pois o foco principal no presente momento é fechar uma versão com as funcionalidades principais. E depois o projeto vai sendo melhorado, agregando as funcionalidades que ficaram de fora da primeira versão. 

O Gerente de Projeto não pode trabalhar com a palavra 'perfeição', trabalhe focado na entrega de um projeto sem erros, com todas a funciolidades corretas e de comum acordo com o cliente. O projeto perfeito te leva pra longe do projeto entregue.

Defina com o cliente as funcionalidades principais que ele gostaria que fosse entregue em uma primeira versão. Fique atento para que o as funcionalidades da segunda ou terceira versão sejam 'camufladas' em funcionalidades de primeira versão.

O Gerente de Projeto ele tem que ser frio no momento de definir o que deve ficar fora e o que deverá ficar pra fases posteriores.

O escopo depois de fechado ele tem que ser protegido, blindado.

Projetos que tem seu escopo sendo alterado constantemente durante seu desenvolvimento possui sérias dificuldades de não cumprir o cronograma e estourar o orçamento, e muitas vezes levam o projeto ao fracasso. 

O problema mais comum no escopo de um projeto é o que se chama de 'scope creep', também conhecido como 'goldplating', refere-se a fornecer escopo adicional, algo que não foi definido, solicitado ou até mesmo aprovado. 

O Gerente de Projeto tem que ter como meta, entregar ao cliente somente o que ele solicitou e nada a mais ou a menos. Acrescentar funcionalidades extras ao projeto produz perda de tempo e não faz bem a saúde do projeto.

Em breve estarei fechando esse conjundo de idéias falando sobre equipe.

Obrigado.

Um comentário:

  1. "O Gerente de Projeto não pode trabalhar com a palavra 'perfeição', trabalhe focado na entrega de um projeto sem erros, com todas a funciolidades corretas e de comum acordo com o cliente. O projeto perfeito te leva pra longe do projeto entregue."

    Muito bom! Gostei dos textos, o primeiro foi um desabafo contra a incapacidade de compreensão básica de programação de quem gerencia equipes de programação, realmente fica difícil haha

    ResponderExcluir