Despois de ter visto muitas pessoas se intitulando 'Gerentes de Projetos' resolvi escrever algumas linhas falando um pouco sobre esse assunto.
Hoje em dia é fácil encontrar pessoas se achando mega Gerente de Projetos, trazendo dores de cabeça pra equipe de desenvolvimento, clientes e principalmente pra empresa ao qual ele presta esse tipo de serviço.
Pessoas que não sabem nem o que significa XP (Windows XP???) - NÃÃÃÃÃOOOOOOO..............
XP, é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias e que irão desenvolver software com requisitos vagos e em constante mudança.
Metodologia XP: comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito.
Pois é, rs, isso que vou falar agora é verdade. Pessoas que se diziam Gerentes de Projetos questionaram se XP ao qual eu estava falando era o Sistema Operacional do Windows................rs...parei...pensei...não respondi...dei meia volta e sai...rs....é muito complicado responder...rs.
É muito complicado quando você vira pro seu 'Gerente' fala pra ele acessar o MER (Modelo de Endidades e Relacionamentos), DER (Diagrama de Entidades e Relaciomanentos)...e ele olhar pra você com uma cara de que nao esta entendendo nada do que voce esta falando...parece que estou falando MER-DE(A)R...
Uma vez estava explicando algumas funções criadas dentro do Postgres para o meu 'Gerente', ele vira pra mim e pergunta: - O que é postgres????
Bem, eu parei...pensei (Tô F...)....com muita calma eu falei: É o SGDB (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) que estamos usando nesse projeto...
Pergunta: - O que é SGDB???
Mudei de assunto e expliquei o básico das funcionalidades pois sabia que ele não estava entendendo nada mesmo.
Para que um projeto tenha o resultado esperado tem que se escolher qual vai ser a metodologia usada.
Uma metodologia é uma forma de você ter um maior controle sobre os recuros que serão utilizados em um determinado projeto. Esse conjunto de regras (a metodologia), vai conduzir com sucesso o seu projeto.
Hoje em dia temos a UML (Unified Modeling Language) que, como já diz o nome, não é uma metodologia mas uma linguagem, uma forma de se documentar um projeto. E quem criou a UML desenvolveu o RUP (Rational Unified Process) que é uma metodologia muito conhecida.
No dia - a - dia do projeto poderá existir alguns momentos aonde a falta de comunicação deixa disseminar informações que podem acabar com a moral da equipe (conversas paralelas, fofocas, boatos etc). O Gerente de Projeto deve ficar fora e não se envolver. Ele tem a obrigação de passar informações confiáveis sobre o status do projeto.
Para todo problema encontrado deve-se buscar uma solução...problemas sem soluções trazem aborrecimentos para equipe, cliente e toda empresa.
Espero que aproveitem o texto eu continuo amanhã...
Nenhum comentário:
Postar um comentário