terça-feira, 3 de julho de 2012

Um pouco de Gerência de Projetos

Despois de ter visto muitas pessoas se intitulando 'Gerentes de Projetos' resolvi escrever algumas linhas falando  um pouco sobre esse assunto.

Hoje em dia é fácil encontrar pessoas se achando mega Gerente de Projetos, trazendo dores de cabeça pra equipe de desenvolvimento, clientes e principalmente pra empresa ao qual ele presta esse tipo de serviço.

Pessoas que não sabem nem o que significa XP (Windows XP???) - NÃÃÃÃÃOOOOOOO..............

XP, é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias e que irão desenvolver software com requisitos vagos e em constante mudança.

Metodologia XP: comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito.

Pois é, rs, isso que vou falar agora é verdade. Pessoas que se diziam Gerentes de Projetos questionaram se XP ao qual eu estava falando era o Sistema Operacional do Windows................rs...parei...pensei...não respondi...dei meia volta e sai...rs....é muito complicado responder...rs.

É muito complicado quando você vira pro seu 'Gerente' fala pra ele acessar o MER (Modelo de Endidades e Relacionamentos), DER (Diagrama de Entidades e Relaciomanentos)...e ele olhar pra você com uma cara de que nao esta entendendo nada do que voce esta falando...parece que estou falando MER-DE(A)R...

Uma vez estava explicando algumas funções criadas dentro do Postgres para o meu 'Gerente', ele vira pra mim e pergunta: - O que é postgres????

Bem, eu parei...pensei (Tô F...)....com muita calma eu falei: É o SGDB (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) que estamos usando nesse projeto...

Pergunta: - O que é SGDB???

Mudei de assunto e expliquei o básico das funcionalidades pois sabia que ele não estava entendendo nada mesmo.

Para que um projeto tenha o resultado esperado tem que se escolher qual vai ser a metodologia usada.

Uma metodologia é  uma forma de você ter um maior controle sobre os recuros que serão utilizados em um determinado projeto. Esse conjunto de regras (a metodologia), vai conduzir com sucesso o seu projeto.

Hoje em dia temos a UML (Unified Modeling Language) que, como já diz o nome, não é uma metodologia mas uma linguagem, uma forma de se documentar um projeto. E quem criou a UML desenvolveu o RUP (Rational Unified Process) que é uma metodologia muito conhecida.

No dia - a - dia do projeto poderá existir alguns momentos aonde a falta de comunicação deixa  disseminar informações que podem acabar com a moral da equipe (conversas paralelas, fofocas, boatos etc). O Gerente de Projeto deve ficar fora e não se envolver. Ele tem a obrigação de passar informações confiáveis sobre o status do projeto.

Para todo problema encontrado deve-se buscar uma solução...problemas sem soluções trazem aborrecimentos para equipe, cliente e toda empresa.

Espero que aproveitem o texto eu continuo amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário